Blogs a serem seguidos

Blogs e sites a serem seguidos:
Prof. Carlos Roberto Lacerda ------------------ Sind UTE MG -------------------- SEE/MG
Blog Beatriz Cerqueira --------------------------- Greve dos Profs --------------- Contracheque
Blog do Prof Robson Camilo -------------------- Estudar faz bem ---------------

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O significado do Não

O dizer "não" na educação

Por Içami Tiba
É muito comum os pais se queixarem que seus filhos não atendem aos nãos que eles lhes falam, ordenam, pedem, imploram ou mesmo quando  dão a entender...
Esta desobediência ao não dos pais é globalizada. Praticamente todas as crianças do planeta custam a obedecer os seus pais. Há exceções, que são raras, que confirmam a regra de que os filhos hoje estão desobedientes aos seus pais.
É bastante comum eu ouvir este lamento de mães dito com um grande desânimo: Meu filho não me obedece, grita comigo, faz só o que quer, me agride, me ofende... Então eu pergunto: Quantos anos ele tem?  Elas respondem: 2 anos!
Como pode uma criança de dois anos de idade tumultuar tanto a vida da sua mãe?
Digo com bastante convicção que é devido ao que o filho recebeu, como educação ou não, do que lhe aconteceu desde que nasceu. Raríssimos são os casos em que as crianças nascem desobedientes, como doenças psiquiátricas e graves transtornos psicológicos e de caráter. A maioria nasce absolutamente normal e vai se tornando inadequada ou deseducada aos poucos.
Um nenê que durma no colo para depois ser colocado no bercinho já começa um costume errado, pois lugar de dormir passa ser o colo e não o berço. Se, cada vez que acorda durante a noite, ele é pego no colo ele aprende que berço não é lugar para ele ficar, e passa a reivindicar a ficar no colo, onde irá adormecer. O nenê começa a formar a imagem de que só deve ir ao berço quando já estiver dormindo. Assim se ele for colocado no berço ainda acordado, ele se recusará a ficar no berço e criará mil desculpas próprias da idade para não ficar no berço. Sem dúvida é muito gostoso dormir no calor, no balanço e no afeto de um colo do que no bercinho. Não é natural no ser humano acordar em um lugar que ele não deitou.  Enquanto ele nada sabe, ele dorme em qualquer lugar, portanto ele após arrotar o que mamou deve ser colocado de lado no berço para dormir, por mais que os adultos queiram lhe dar colo. O nenê chorar no berço, gritar, dizer palavras incompreensíveis etc é uma defesa natural por preferir fazer o que aprendeu, dormir no colo. Ele já sabe que está lutando por um direito que ganhou dos pais que queriam muito mais agradá-lo do que não o educar. O nenê não está desrespeitando ninguém. São os adultos à sua volta que não souberam educá-lo a dormir sozinho no berço. Quem aprende dormir no colo não quer saber se naquela noite os pais não têm como dar-lhe colo. Ele luta para dormir no que já se acostumou: o colo.
Um ponto muito importante que todos os humanos deveriam saber é: “Ninguém sente falta do que não conhece, mas arca com suas consequências”.
Todos sabem que lugar do bebê dormir é no berço e não no colo, mas como a maioria não sabe que o local do bebê adormecer também deve ser no berço, arcam com as conseqüências de um bebê que acaba atrapalhando o sono dos pais e muitas vezes até separando os cônjuges. Amor é muito bom, mas não resolve este problema das noites mal dormidas de todos na família. Não é errando que se aprende, mas sim corrigindo o erro.
Assim também muitos nãos dos pais não são obedecidos principalmente pelos filhos:
  • que percebem que o não pode ser transformado em sim;
  • que nada lhe acontece se não obedecer ao não e continuar fazendo o que queria;
  • que os pais num dia dizem sim e noutro, não;
  • que basta questioná-los que eles deixam quando os pais não têm respostas;
  • que a boca diz não, mas os olhos dizem sim;
  • que a palavra diz não, mas todo o comportamento diz sim;
  • que o agora não se transforma em daqui a pouco pode.

FIM DA GREVE DOS PROFESSORES NO RIO DE JANEIRO

Cabral sanciona lei que reajusta salários dos professores do Rio de Janeiro

O governador Sérgio Cabral (PMDB) sancionou nesta segunda-feira (29) a lei que reajusta os salários dos professores do Estado do Rio de Janeiro, após uma greve de mais de dois meses. Os 148 mil docentes terão aumento de 5% nos vencimentos-base, apesar de pedirem 26%. As medidas serão publicadas no Diário Oficial do Rio nesta terça (30).
De acordo com a secretaria, o reajuste para os funcionários administrativos pode chegar a 116,04%. Além dos reajustes, haverá a antecipação da incorporação de 2012 do programa de gratificações Nova Escola -retroativo a julho. As leis criaram também uma nova categoria -a de docente 1, de 30 horas, a um salário inicial de R$ 1,646.07.

Como foi a greve

Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve da categoria iniciada em 7 de junho após a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) ter aprovado o reajuste de 5%.

Veja fotos dos protestos dos professores no RJ

Foto 15 de 22 - Os professores da rede estadual do Rio de Janeiro, em greve há dois meses, fazem nova manifestação nas escadarias da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado). Em assembleia, eles decidiram que a greve continua Mais Júlio César Guimarães/UOL
A principal reivindicação dos profissionais era o reajuste emergencial de 26% e o descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. Segundo a secretaria, o projeto encaminhado para a Alerj descongela a carreira dos servidores técnico-administrativos.
O último balanço divulgado pela assessoria de imprensa da secretaria de educação informava que cerca de 200 professores dos 51 mil regentes de turma estavam em greve. Isso representaria 0,4%. De acordo com o orgão, essa "era uma greve do Sepe, que é um dos sindicatos. A Uppes (União dos Professores Públicos do Estado), outro sindicato, não está em greve".
O sindicato estima que cerca de 60% dos funcionários aderiram ao movimento e 70% das escolas da baixada Fluminense estavam paralisadas. Na capital, a porcentagem é de 50%. No interior, são 30% das escolas que estão sem aula.

PRONUNCIAMENTO DO GOVERNADOR DE MG

Sind-UTE/MG avalia o pronunciamento do Governo feito hoje à imprensa
O Governador do Estado convocou uma coletiva com a Imprensa para às 10 horas desta segunda-feira (29/8). Na verdade, não foi uma coletiva e sim um pronunciamento, uma vez que os jornalistas não tiveram o direito de fazer nenhuma pergunta. No pronunciamento, o Governador abordou questões que não significaram nenhuma novidade como as questões abaixo:
Anúncio do Governador: 62% da categoria optou pelo subsídio
Observação do Sind-UTE/MG: dos 398 mil cargos da educação, apenas 200 mil tiveram o direito de opção entre as formas de remuneração. Destes, 153 mil saíram do subsídio. Portanto, não se pode afirmar que 62% optaram pelo subsídio, porque o Estado não deu o direito de opção a todos os servidores da educação.
Anúncio do Governador: A decisão do STF não muda em nada a nova sistemática de remuneração em Minas Gerais
Observação do Sind-UTE/MG: o Estado de Minas não paga o Piso Salarial Profissional Nacional determinado pela Lei Federal 11.738/08. Conforme julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), publicado no dia 24/08, "é constitucional a norma geral federal que fixou o Piso Salarial dos professores do ensino médio com base no vencimento e não na remuneração global." O Subsídio, forma de remuneração implantada em Minas Gerais, não é Piso Salarial, mas remuneração global, conforme descrito nos artigos 2º e 3º da Lei Estadual 18.975/10.
Anúncio do Governador: O Sindicato reivindica 300% de reajuste
Observação do Sind-UTE/MG: A reivindicação da categoria é o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional, instituído pela Lei Federal 11.738/08. O governador não recebeu reivindicação de 300% de reajuste e sim de cumprimento da Lei do Piso.
Anúncio do Governador: A adesão à greve é de 20%
Observação do Sind-UTE/MG: A greve atinge 50% do Estado. A estratégia de minimizar o movimento não é o melhor instrumento para resolver o conflito em questão.
Anúncio do Governador: Pedirá ao Ministério Público que agende nova reunião para dialogar com o Sindicato.
Observação do Sind-UTE/MG: Estamos abertos ao diálogo. Na semana passada, antecedendo à Assembleia Estadual do dia 24/08, o Sindicato procurou diversas vezes o Ministério Público, sem conseguir o agendamento de reunião.
Anúncio do Governador: Os alunos não serão prejudicados
Observação do Sind-UTE/MG: Se o governo acha que contratar pessoas sem formação para responder pelo processo de ensino aprendizagem dos alunos não traz prejuízo ou que 83 dias de greve já não causou enorme prejuízo a todos, não sabemos o que, na visão do governo, causaria prejuízo.
Nesta segunda-feira o Sind-UTE/MG entrega um dossiê da educação mineira e das relações de trabalho a representantes da Organização Internacional de Trabalho (OIT).
Nova assembleia da categoria acontecerá no dia 31/08, 14 horas, no pátio da Assembleia Legislativa.

Comentário de Marília Viana Lisboa - Onde vai parar a educação no Brasil

A Evolução da Educação.
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia... Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.
Leiam relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer. Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
a) ( )R$ 20,00
b) ( )R$ 40,00
c) ( )R$ 60,00
d) ( )R$ 80,00
e) ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
a) ( )SIM
b) ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.
a) ( )R$ 20,00
b) ( )R$ 40,00
c) ( )R$ 60,00
d) ( )R$ 80,00
e) ( )R$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
 
a) ( )R$ 20,00
b) ( )R$ 40,00
c) ( )R$ 60,00
d) ( )R$ 80,00
e) ( )R$ 100,00
E se um moleque resolve pichar a sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

“Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o  exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos,  inclusive em respeitar o planeta onde vive..."

AS NOVAS (VELHAS) MENTIRAS DO GOVERNO DE MG

Governo anuncia aulas de reforço para alunos da rede estadual que farão Enem Para driblar a greve, Anastasia anunicou o reforço, em aulas pela TV, aos alunos que vão fazer Enem e vestibular



O governo de Minas anunciou, na manhã desta segunda-feira, que vai oferecer aulas de reforço pela Rede Minas aos estudantes que amargam 83 dias sem aulas por causa da greve dos professores estaduais. Os alunos do Ensino Médio que se preparam para o Enem e para prestar vestibular devem ser beneficiados com essas aulas. Pela primeira vez o governador Antonio Anastaia (PSDB) falou sobre a paralisação. Acompanhando das secretárias da Educação Ana Lúcia Gazolla e de Planejamento e Gestão, Reanta Vilhena, o governador fez um pronunciamento na Cidade Administrativa.

Além de reforçar que o governo está aberto para negociações com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute), Anastasia anunciou as aulas telelevisionadas que pretendem amenizar os prejuízos aos alunos sem classes desde 8 de junho. O governador vai chamar o procurador-geral do Estado, Alceu José Torres Marques para negociar com o sindicato tendo em vista que o estado seguirá a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Anastasia relembrou a política do governo em relação aos servidores, incluindo professores. Segundo o governador, desde 2003 o governo vem mantendo uma conduta de respeito. Foram conferidos a todos o pagamento de salário no 5 dia útil, pagamento do 13º e 14º salários no segundo semestre sem passar para o ano seguinte, entre outros benefícios.

Segundo o governador, atualmente 1,5% das escolas estão totalmente paralisadas e cerca de 19% parcialmente sem aulas. Ainda de acordo com o Anastasia, a decisão do Supremo Tribunal Federal não muda em nada a atuação do governo na negociação com Sind-Ute.

Criando um AVATAR

Veja neste link como criar uma AVATAR para su facebook, twitter, orkut, etc.: 
http://www.infomaroto.com/blog/sites-para-criar-o-seu-proprio-avatar/

Independente do resultado

Bom dia amigos e amigas que vivem o dia a dia difícil da eduação no Brasil. Hoje quero parabenizar a todos os que de alguma forma direta ou indireta se envolveram no movimento de greve este ano em MG, pois há muito tempo não se via um movimento tão bonito em defesa do bem mais precioso que uma pessoa pode adquirir: a educação. Em minha vida como professor da rede estadual de MG já vi transformações que considero um milagre de pessoas que acompanhei no desenvolvimento educacional e que 2 ou 3 anos após o início de seu aprimoramento educacional eram completamente diferenciadas em todos os sentidos. A educação pode promover uma mudança extraordinária na vida de uma pessoa. E quando eu digo isso, não me refiro ao fator financeiro somente, pois este é importante, mas não é o mais importante. Devemos nos educar constantemente para que sejamos diferentes dos políticos existentes em nosso país. Devemos nos espelhar nestes políticos atuais para sabermos o que não queremos ser. Que não sejamos egoístas como eles são e que nossos interesses não sejam tão mesquinhos como são os deles. Por isso minha felicidade em saber que ainda existe um reduto de resistência contra essas pessoas que pensam serem exemplos para a sociedade, mas que ao meu ver representam a decadência dos princípios morais e éticos. Neste reduto de resistência em que humildemente me incluo existem pessoas comprometidas com o bem e com a igualdade de direitos a todos os que defendem o que é honesto. E a todos estes guerreiros que constroem a vida sem pisar no direito dos outros, a todos nós professores e professoras de MG, minha satisfação de dizer PARABÉNS pela luta. Independente do resultado final, somos vencedores. E este movimento resgatou em nós a vontade de lutar e de buscar sempre o que é correto e que nos é devido.

GOVERNO VOLTA ATRÁS

Governo volta atrás e diz que pode não pagar o piso nacional dos professores caso este valor supere a Lei de Responsabilidade Fiscal. O anuncio foi feito no Jornal Estado de Minas deste Domingo onde o governo voltou a afirmar de forma cínica que está preocupado com a situação dos pais e alunos de MG. O governo elogiou os professores que não estão em greve e diz que vai continuar tomando medidas para reduzir o prejuízo dos alunos, só não afirma quais são estas medidas.

sábado, 27 de agosto de 2011

Sobre o Piso

Governo estuda pagar o piso nacional aos professores de forma escalonada A estratégia é cogitada para cumprir o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que garante aos servidores o pagamento de piso salarial nacional de R$ 1.187.
Veja mais em: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/08/26/interna_gerais,247367/governo-estuda-pagar-o-piso-nacional-aos-professores-de-forma-escalonada.shtml

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

42,8% dos alunos do 3º ano sabem o esperado em matemática, diz prova

Avaliação reuniu 6 mil alunos de escolas públicas e privadas.
Prova ABC mediu ainda desempenho em leitura (56,1%) e escrita (53,4%).

Uma avaliação feita com alunos que cursaram em 2010 o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do país mostram que menos da metade (42,8%) das crianças aprendeu o mínimo que se era esperado no conteúdo de matemática para este nível do ensino, com uma grande diferença de desempenho entre estudantes de escolas privadas e públicas.
O resultado da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) mostrou ainda que 56,1% dos alunos aprenderam o que era esperado em leitura, e 53,4% dos estudantes tiveram desempenho dentro do esperado em redação.

 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

DECISÃO DO STF ainda não põe fim à greve.

    Os professores da rede estadual decidiram, na tarde desta quarta-feira, manter a greve que já dura quase três meses. Os educadores se reuniram no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais onde o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) apresentou as propostas do governo, que não foram aceitas pela categoria.  


    Equipes do governo analisam sentença do STF sobre pagamento do piso Expectativa é de que posicionamento do governo sobre sentença do STF seja divulgado até o fim da tarde.As equipes jurídica e de recursos humanos do governo do estado estão reunidas na tarde desta quarta-feira para avaliar a implicação do acórdão do Superior Tribunal Federal (STF), publicado hoje, que determina o pagamento do piso salarial nacional aos professores. A expectativa, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), é de que o posicionamento seja divulgado até o fim da tarde. O acórdão que garante aos servidores o pagamento de piso salarial nacional como vencimento básico foi publicado no Diário da Justiça. A resolução faz cumprir a Lei 11738 de 2008 e julga improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4167) impetrada por governos estaduais contra a obrigatoriedade do pagamento do piso aos professores. A decisão rejeita o subsídio, que engloba gratificações e benefícios na remuneração do servidor. Segundo o acórdão, o piso corresponde ao vencimento e não à remuneração global. Com a medida cautelar publicada hoje, os governos estaduais ficam obrigados a pagar o piso aos trabalhadores. Porém, ainda cabe recurso à decisão do STF. Esse pagamento é a principal bandeira defendida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute-MG) na greve que começou dia 8 de junho deste ano. De acordo com o departamento jurídico do Sind-Ute-MG, cerca de 90% do professores da rede estadual de Minas recebem os salários baseados no vencimento básico. Esses servidores, portanto, são os principas beneficiados pela decisão do STF.

Nesta tarde, os professores fazem uma assembleia para definir estratégias e rumos da greve. Eles agora querem pressionar o governo a cumprir a decisão do STF, que obriga o estado a pagar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). De acordo como Sind-Ute-MG, o acórdão servirá como novo argumento para pressionar o governo de Minas.

AGORA VAI !!!!!

STF determina pagamento de piso nacional aos professores A decisão é media cautelar, mas segundo o Sind-Ute-MG servirá de argumento para pressionar o governo de Minas a pagar o piso. Em greve desde 8 de junho, os professores se fazem assembleia nesta quarta. Veja mais:
http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/08/24/internas_educacao,246846/stf-determina-pagamento-de-piso-nacional-aos-professores.shtml 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Recomeçam as aulas para os estudantes do 3o ano

Amanhã dia 18/08/2011 recomeçam as aulas para os estudantes do 3o ano da E. E.Presidente Dutra. Novos professores temporários foram contratados e vão iniciar seus trabalhos.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Resolução da assembléia dos professores estaduais 16/08/2011

Em assembléia realizada na tarde desta Terça feira dia 16 de Agosto de 2011 ficou decidido que a greve continua pelo menos até a próxima Quarta feira dia 24/08/2011 quando será realizada nova assembléia da categoria. Um número maior de servidores compareceu e por decisão quase unânime resolveu continuar o movimento. Maiores informações em: www.sindutemg.org.br

Leia a história das 13 almas.............

Veja no link abaixo esta história:

http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/