Blogs a serem seguidos

Blogs e sites a serem seguidos:
Prof. Carlos Roberto Lacerda ------------------ Sind UTE MG -------------------- SEE/MG
Blog Beatriz Cerqueira --------------------------- Greve dos Profs --------------- Contracheque
Blog do Prof Robson Camilo -------------------- Estudar faz bem ---------------

segunda-feira, 18 de abril de 2011

História


Escola Estadual Presidente Dutra - Belo Horizonte - onde atualmente estudam mais de 2 mil alunos

A Escola Estadual Presidente Dutra fica no bairro Horto, em Belo Horizonte. É uma escola de grande porte, atendendo a 2173 alunos, em 2009. Oferece o ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o ensino médio e a educação de jovens e adultos (EJA/ensino médio). Nessa Escola, trabalham 88 professores e 46 funcionários.
                              
Uma história que começou há mais de quarenta anos
Partindo da experiência dos Ginásios Orientados para o Trabalho (GOTs) e tendo em vista seus aspectos positivos e negativos, passou-se a repensar a escola em termos abrangentes, mais afinados com a realidade mutável da educação no país na época. Emergia a noção de polivalência e sua aplicação no ensino. Buscava-se partir para uma concepção de Escola Polivalente, totalmente sintonizada com a realidade brasileira. Estudos minuciosos foram realizados pela equipe de Planejamento do Ensino Médio (EPEM), que definiu as linhas mestras dos Ginásios Polivalentes, depois Escolas Polivalentes.
Surgiu então o PREMEM, fase executiva do plano anterior que, em convênio com o Estado, implantou as Escolas Polivalentes, síntese de experiências brasileiras na formação geral e vocacional do educando.
E assim, de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pelo PREMEM e aprovados pelo Conselho Estadual de Educação, foi instalada a Escola Estadual “Polivalente do Horto” - 1º GRAU. Em 14 de setembro de 1971 foi publicado o Decreto-Lei nº 5760 criando a Escola Polivalente do Horto - 1º grau, sendo  inaugurada oficialmente pelo então Ministro da Educação, Jarbas Passarinho.
Em 9 de Janeiro de 1984, pelo Decreto nº 8518, do Governador de Minas Gerais, foi criada a escola de 2º grau, com a denominação de Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes.  Posteriormente, a  “Professor Fontes” passa a constituir duas unidades autônomas. A unidade escolar do antigo 1º grau (5ª a 8ª séries) passou a chamar-se Escola Estadual Presidente Dutra, pelo Decreto nº 24.644, de 26 de abril de 1985, publicado no jornal Minas Gerais, de 27 de abril de 1985.
A Escola Estadual Presidente Dutra iniciou suas atividades educacionais como Escola Reunida Nossa Senhora de Fátima, fundada em 3 de março de 1963.
Em março de 1966, esta unidade de ensino foi transformada em Grupo Escolar, sob o decreto nº 8227, publicado no Minas Gerais de 20 de março de 1966. Em 18 de maio de 1966, sob o decreto nº 8310, passou a denominar-se Grupo Escolar Presidente Dutra.
Devido à abertura da Av. Cristiano Machado, foi construído um novo prédio que começou a funcionar em abril de 1972, com a denominação de Escola de 1º grau, em 4 séries estruturadas de acordo com as normas legais vigentes e em regime de intercomplementariedade curricular com a Escola Estadual Presidente Dutra.

Com o desmembramento da Escola Estadual Professor Fontes em duas unidades distintas, foi recriada a Escola Estadual Presidente Dutra, agora de 6º ao 9º ano.
A partir de 13 de março de 1995, a Escola Estadual Presidente Dutra cria seu curso de ensino médio, iniciando com quatro turmas noturnas, ampliando assim a sua oferta educacional para a comunidade.   

Um comentário:

  1. Eu fui aluna na EEP na década de 70. Saudades.Foi uma época maravilhosa, eu adorava a escola, havia bons professores, como o João, de L Portuguesa, a Beck, de Inglês, o Dagoberto ou Dagualberto, de francês, o temível Fernando, de matemática e vários.As salas-ambiente eram demais! As aulas especiais de técnicas agrícolas, comerciais e industriais, educação para o lar. Eu adorava a Biblioteca.
    Tinha duas amigonas, a Beatriz Araújo e a Maria da Paixão.

    ResponderExcluir